Buscar
  • GRI Gerenciamento

Saiba o que é economia circular e por que devemos adotá-la

Atualizado: 26 de Ago de 2019


Reduzir o descarte de resíduos sólidos deixou, há algum tempo, de ser apenas uma preocupação ambiental. Segundo números da entidade Compromisso Empresarial para Reciclagem, o descarte irregular de resíduos faz o Brasil perder cerca de R$ 8 bilhões por ano. Para resolver este problema que atinge tanto o ecossistema como desenvolvimento econômico do País, os brasileiros precisam se inspirar na própria natureza e adotar um método denominado economia circular.


No entanto, engana-se que a implantação deste sistema depende apenas das grandes empresas e da administração pública. Todos devem estar envolvidos para que os resultados apareçam. Para entender melhor o conceito, devemos olhar para a interação entre animais e os recursos naturais no meio ambiente, onde praticamente nada é desperdiçado. "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", já dizia o químico francês Antoine Lavoisier.


E é isto que realmente acontece: um animal come uma fruta, o resto do alimento se decompõe e vira adubo para outras plantas, tornando-se um processo cíclico em que nada se perde e tudo se transforma.


Basicamente, a economia circular possui um modus operandi similar, no qual, por exemplo, uma geladeira velha pode "ceder" peças para serem utilizadas em outros equipamentos, voltando ao mercado e eliminando, desta forma, o descarte total do produto e o acúmulo desnecessário de resíduos sólidos no meio ambiente. Com isto ganha a natureza, o fornecedor que vai economizar na matéria-prima e o cliente que pagará mais barato pela mercadoria.


Este modelo econômico já tem sido adotado por países desenvolvidos e colaboraria muito para o Brasil caminhar rumo à solução de alguns de seus problemas. Porém, como foi dito anteriormente, todos devem se conscientizar e mudar velhos hábitos. Utilizar materiais biodegradáveis, separar o lixo de forma correta e consumir de maneira responsável são atitudes urgentes que precisam permear a sociedade brasileira.


A economia circular é um modelo que está iniciando no Brasil e segue os padrões normativos estabelecidos pela PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos). A GRI, como o nome já diz, é referência no gerenciamento de resíduos industriais e trabalha junto com seus clientes, fortalecendo esse modelo de extrema importância para o ecossistema e o desenvolvimento econômico do Brasil.

26 visualizações

CONTATE-NOS

Código_de_Conduta_GRI_Capa (1).jpg
Política Anticorrupção_GRI_ Capa (1).jpg
klj.PNG (1).png
  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone Instagram

Av. Gonçalo Madeira, 400  -

Jaguaré, São Paulo - SP,

05348-000

gri@solvi.com
(11) 5087-0922

© GRI Gerenciamento de Resíduos 2019

FALE CONOSCO!
55 11 5087-0910