Buscar
  • GRI Gerenciamento

Panorama da produção de resíduos sólidos no Brasil e no mundo


Segundo dados divulgados pelo Panorama dos Resíduos Sólidos, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil, em 2018, gerou aproximadamente 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos. Estima-se que, desse montante, cada habitante é responsável pela produção anual de 387 quilos de resíduos. Desse total, 92% foram coletados — o que corresponde a 72,7 milhões de toneladas.


No Brasil, a produção de lixo cresceu de maneira abrupta: o aumento foi de 29% de 2003 a 2014. O percentual é equivalente a cinco vezes a taxa de crescimento populacional no período, que foi 6%. E a estimativa é de que não pare tão cedo. De acordo com pesquisas da Organização das Nações Unidas (ONU), o crescimento da geração mundial de resíduos até o ano de 2050 será de 350% — caso o cenário continue o mesmo.


Em comparação com o mundo, obviamente, o Brasil fica para trás: são 1,4 bilhão de toneladas por ano. Este número é correspondente a uma média de 1,2 kg per capita ao dia. Dados revelam também que são os países mais ricos os responsáveis pela alta produção de lixo.


O poder aquisitivo reflete na produção de lixo.

A Organização das Nações Unidas (ONU) conta 193 países. Em relação ao lixo do mundo inteiro, metade é produzida por somente 30 países — os mais ricos. A riqueza está atrelada ao nível de produção de lixo pelo fator da oferta e demanda: se a população possui maior poder aquisitivo, maior é o nível de consumismo dessas pessoas. Logo, elas vão adquirir produtos e serviços com mais frequência, elevando também o nível de produção das indústrias.


A produção, por sua vez, está atrelada ao esgotamento de recursos naturais — dependendo de qual for o padrão de comportamento no país. E quanto mais compras fazem, mais é o número de embalagens, materiais e produtos que necessitam ser descartados.


No final, o gerenciamento adequado de resíduos para garantir que todas as etapas sejam executadas corretamente se mostra fundamental, e é por isso que a GRI Gerenciamento de Resíduos exerce suas atividades com pioneirismo em vários estados do Brasil.


Acompanhe alguns dados:


RSU - RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS


Conte com a GRI para alcançar melhores resultados

Ao ajudar empresas a gerirem seus resíduos que são produzidos, garantimos todo processo de TMW seja realizado com muita eficiência. O que, certamente, influência na redução dos impactos causados pelo resíduo à qualidade do solo, água e ar.


Além de dar um passo diante da sustentabilidade, otimizamos sua operação, com a GRI Gerenciamento de Resíduos você fica seguro em qualquer possibilidade de enfrentar possíveis sanções administrativas ocasionadas por irregularidades; e nosso extenso leque de clientes é uma grande prova da qualidade dos serviços que oferecemos.


Seja uma empresa sustentável responsável e conte com a GRI para apoiar essa jornada.

18 visualizações

CONTATE-NOS

Código_de_Conduta_GRI_Capa (1).jpg
Política Anticorrupção_GRI_ Capa (1).jpg
klj.PNG (1).png
  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone Instagram

Av. Gonçalo Madeira, 400  -

Jaguaré, São Paulo - SP,

05348-000

gri@solvi.com
(11) 5087-0922

© GRI Gerenciamento de Resíduos 2019