Buscar
  • GRI Gerenciamento

Os dados alarmantes sobre a produção e destinação de lixo no Brasil


O Brasil é o maior país da América do Sul e possui aproximadamente 209,7 milhões de habitantes. De ponta a ponta do território brasileiro, estima-se que cada indivíduo produz cerca de 1 kg de lixo plástico por semana. Logo, é quase que previsível a informação de que nós, brasileiros, pertencemos ao 4° país que mais produz lixo no mundo inteiro, no encalço somente dos Estados Unidos, China e Índia, respectivamente.


Com base na pesquisa feita pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF, sigla em inglês), podemos afirmar que o Brasil, no total, produz 11.355.220 milhões de toneladas de lixo plástico por ano. Deste número, 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular. Aproximadamente 1 milhão de toneladas não é recolhida no país e o que piora a situação é ter de lidar com o fato de que apenas 145.043 toneladas de lixo plástico são recicladas. Esse número representa 1% do total de resíduos gerados.


Com dados tão alarmantes, as consequências não poderiam ser diferentes: segundo o mesmo relatório da WWF, o número de plástico que alcança os oceanos todos os anos corresponde a um número aproximado de 10 milhões de toneladas, o que é equivalente a 23 mil aviões Boeing 747 pousando nos mares todos os anos. Por dia, são mais de 60 aeronaves.


Em prol de combater esse problema que não arruína só o Brasil, mas as riquezas naturais da Terra de uma forma geral — clicando aqui, você acessa a matéria que produzimos sobre a importância de se preservar o meio ambiente —, a GRI Gerenciamento de Resíduos Industriais acredita que criar um modelo de interação entre as indústrias e a população seja fundamental. Dessa forma, destinando o lixo de forma correta e educando a própria sociedade quanto ao que não deve ser feito.


Nesse quesito de boas práticas e conscientização, a GRI Gerenciamento de Resíduos Industriais é referência e atua com excelência e pioneirismo em TWM (TOTAL WASTE MANAGEMENT), garantindo sua destinação correta. Clique aqui para entrar em contato e receber mais informações a respeito de nossos serviços.


Fonte: WWF/Banco Mundial (What a Waste 2.0: A Global Snapshot of Solid Waste Management to 2050)

0 visualização

CONTATE-NOS

Código_de_Conduta_GRI_Capa (1).jpg
Política Anticorrupção_GRI_ Capa (1).jpg
klj.PNG (1).png
  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone Instagram

Av. Gonçalo Madeira, 400  -

Jaguaré, São Paulo - SP,

05348-000

gri@solvi.com
(11) 5087-0922

© GRI Gerenciamento de Resíduos 2019