Buscar
  • GRI Gerenciamento

O que são resíduos industriais e como eles devem ser acondicionados?



Segundo dados do departamento de Resíduos Sólidos do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil recicla apenas 13% dos resíduos industriais. O baixo desempenho faz o país deixar de economizar R$ 8 bilhões. E, como se o desperdício já não bastasse, o descarte inadequado do resíduo industrial é o grande responsável pelas maiores agressões ao meio ambiente.


Para minimizar o impacto causado, o acondicionamento destes resíduos é uma etapa fundamental ao longo do processo de gerenciamento. A GRI Gerenciamento de Resíduos Industriais apresentará algumas respostas em relação a este assunto.


Afinal, o que são resíduos industriais e como eles devem ser acondicionados? A GRI explica, confira!



O que é Gerenciamento de Resíduos? O que são resíduos industriais? E como funciona a etapa de acondicionamento?


O Gerenciamento Total de Resíduos (TWM), serviço em que a GRI é especialista, tem como objetivo a preservação do meio ambiente, atendimento às normas e legislações, além de minimizar geração de resíduos e proporcionar soluções ambientais adequadas para empresas.


O processo de gerenciamento inicia com o INVENTÁRIO dos resíduos que a empresa gera, em seguida é feito uma CARACTERIZAÇÃOdos resíduos, seguindo para LOGÍSTICA INTERNA, OPERAÇÃO DA CENTRAL E RESÍDUOS (separação), ESTUDO DE VALORIZAÇÃO (identificação de qual o melhor destino para aquele tipo de resíduo, seja reciclagem, coprocessamento, blendagem, compostagem, aterro, incineração, autoclave, logística reversa entre outros), ACONDICIONAMENTO, TRANSPORTE EXTERNO e DESTINAÇÃO. Veja abaixo o ciclo de TWM:


Dito isso, o que são resíduos industriais?


Resíduos industriais são provenientes de alguma produção industrial, seja madeira, produtos químicos, alimentícios, papel, plástico, peças automotivas, cosmético, eletrônicos, siderurgia, mineração e entre outros, sendo necessário o descarte adequado.


Obrigatoriamente, antes de serem destinados, os resíduos industriais devem ser gerenciados corretamente de acordo com as suas propriedades físicas e químicas. Devido à falta de ciência acerca das consequências que a indiferença no processo de gerenciamento de resíduos pode ocasionar, a gestão desses serviços deve ser feita com uma empresa especializada e bem quista pelo mercado, como a GRI.


Entretanto, a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê responsabilidade compartilhada e, neste caso a desatenção em relação à classificação de resíduos atribuída pela legislação, pode ser que cada integrante da cadeia produtiva e titulares do manejo de rejeitos sejam responsabilizados. Logo, é ideal atuar com sensatez e completar as etapas de gerenciamento de resíduos de maneira apropriada. Conte com a GRI para apoiar sua empresa.



Qual a diferença entre acondicionamento e armazenamento?


Apesar de possuírem grande similaridade, no que diz respeito ao gerenciamento de resíduos industriais, os termos representam etapas distintas no processo de destinação. O acondicionamento é utilizado para significar a colocação dos resíduos no interior dos seus recipientes apropriados, enquanto armazenamento consiste no ato de guardar o rejeito — já acondicionado — em um abrigo até que a etapa de coleta seja cumprida.


O acondicionamento adequado previne acidentes, aperfeiçoa a operação ao facilitar a execução da identificação, coleta e transporte, além de minimizar o impacto que os resíduos podem causar. Para conceder estes benefícios ao processo de gerenciamento de resíduos, os equipamentos de acondicionamento devem possuir dispositivos que facilitam o seu deslocamento e serem herméticos, impedindo a contaminação com qualquer substância.


Executar corretamente a etapa de acondicionamento é uma forma eficaz de preservar o meio ambiente. E a GRI Gerenciamento de Resíduos Industriais é especialista na execução destes serviços e pode ajudar o seu negócio. Se a sua empresa lida com resíduos, esteja atento para evitar sanções que podem vir a comprometer o andamento das atividades.


Entre em contato para receber mais informações a respeito das nossas soluções.

0 visualização

CONTATE-NOS

Código_de_Conduta_GRI_Capa (1).jpg
Política Anticorrupção_GRI_ Capa (1).jpg
klj.PNG (1).png
  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone Instagram

Av. Gonçalo Madeira, 400  -

Jaguaré, São Paulo - SP,

05348-000

gri@solvi.com
(11) 5087-0922

© GRI Gerenciamento de Resíduos 2019