Buscar
  • GRI Gerenciamento

O que é gestão ambiental e quais são seus benefícios?


O modelo econômico da atualidade é baseado em elevados níveis de consumo, o que ocasiona no interesse do ser humano em se beneficiar deste comportamento. Como resultado, acumulamos ao longo dos anos inúmeros prejuízos para a flora e a fauna no planeta, levando a desequilíbrios ambientais irreversíveis no longo prazo. Levando em conta a causa e a consequência destes problemas, a gestão ambiental se mostra uma forma de gerenciar e, inclusive, de guiar as organizações à favor da redução dos danos ambientais.


Afinal, o que é gestão ambiental, na prática? Para tornar mais simples o entendimento acerca desta questão, a GRI Gerenciamento de Resíduos elaborou este artigo que traz a importância da gestão ambiental para as organizações em si e, além disso, informa também sobre certificações que se tornaram fundamentais.


O que é gestão ambiental?

A Resolução Conama n° 306/2002 prevê que a gestão ambiental é a condução, direção e controle do uso dos recursos naturais, dos riscos ambientais e das emissões para o meio ambiente, através da implementação de um sistema de gestão ambiental. Logo é, de forma simplificada, uma forma de atuar no desenvolvimento sustentável e de incentivar organizações a eliminarem ou reduzirem, através da adoção de novas práticas, o impacto ambiental causado por suas atividades.


O foco da gestão ambiental em priorizar o meio ambiente por si só já é um grande indicativo do que é importante: a sustentabilidade.


Qual a importância da gestão ambiental para as organizações?

Priorizar o bem-estar do meio ambiente e reduzir as ações que o impactam negativamente, hoje, não é um diferencial que faz uma empresa ou estabelecimento se destacar no mercado. Pelo contrário, é uma essência que deve pertencer à cultura da organização e ser um dos objetivos em que os colaboradores trabalham para alcançar. É fato que empresas com gestão ambiental melhoram suas relações comerciais com outras empresas que também seguem estes princípios.


A gestão ambiental favorece as organizações tanto indiretamente quanto diretamente. Ter boas práticas e incentivar a responsabilidade ambiental favorece indiretamente e diretamente a organização. Além de se desvincular da imagem de uma instituição que tem interesse exclusivamente financeiro, a empresa também passa a absorver benefícios na redução de gastos e economia de recursos como: água, energia e reutilização de resíduos através de modelos com base na economia circular.


O que significa ISO 14000?

ISO significa International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização), seu objetivo é promover o desenvolvimento de normas, testes e certificação, com o intuito de encorajar o comércio de bens e serviços. A ISO 14000 é uma certificação (criada pela ISO) que estabelece diretrizes internacionais sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas.


Quando uma organização adere ao padrão requisitado por uma certificação ISO, sua negociabilidade no mercado aumenta, há melhora de recursos, bens e serviços, seus níveis de segurança são acrescidos e, além destes benefícios, a forma como é vista no mercado torna-se única quando voltada à sustentabilidade.


Atuando desde 1999, a GRI Gerenciamento de Resíduos Industriais se tornou a melhor empresa de Gerenciamento TOTAL de Resíduos (TWM), com expertise em fornecer Soluções Ambientais Integradas, Seguras e de Valorização de Resíduos. Clique aqui para entrar em contato conosco.

0 visualização

CONTATE-NOS

Código_de_Conduta_GRI_Capa (1).jpg
Política Anticorrupção_GRI_ Capa (1).jpg
klj.PNG (1).png
  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone Instagram

Av. Gonçalo Madeira, 400  -

Jaguaré, São Paulo - SP,

05348-000

gri@solvi.com
(11) 5087-0922

© GRI Gerenciamento de Resíduos 2019