Buscar
  • GRI Gerenciamento

Descarte irregular de lixo eletrônico: um drama brasileiro que pode ser evitado



No último 13 de outubro, o planeta celebrou o Dia Internacional do Lixo Eletrônico. Porém, os números brasileiros em relação ao assunto não são dignos de comemoração. Apenas 3% do e-lixo, como tais resíduos são conhecidos, são descartados da maneira correta e reciclados no País, enquanto no mundo este índice é de 20%, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Ainda de acordo com a entidade, o Brasil é a segunda nação das Américas que mais produz lixo eletrônico, sendo a sétima de todo o mundo. Por ano, o País gera 1,5 milhão de toneladas de e-lixo.


O baixo reaproveitamento deste material, que vai desde aquele celular que não é mais utilizado até aquele computador que deixou de funcionar, gera riscos ao meio ambiente e faz com que o País perca dinheiro, pois este resíduos, quando jogados fora da forma adequada, podem retornar ao mercado como produtos aptos ao uso por um valor menor do que o tradicional, ou então, também há como utilizar certas peças que continuam intactas, conforme matéria exibida pela TV Globo no último dia 14 de outubro.


Por isso, é importante contar com uma empresa como a GRI para dar a destinação correta aos resíduos do seu empreendimento. É importante saber que o e-lixo não pode ser descartado com os rejeitos comuns do dia a dia - recicláveis ou não - e muito menos largados de qualquer maneira em calçadas, a exemplo do que muitas pessoas costumam fazer. Como disse Alex Luiz Pereira, diretor-presidente de uma cooperativa do ramo, é um trabalho árduo conscientizar os brasileiros. "Há uma passividade de não ir atrás da informação. A gente sempre espera que a informação chegue ao nosso colo ou que o governo faça uma publicação, mas a gente não se mexe muito para aprender o que fazer", afirmou em entrevista à Globo.


Nós trabalhamos, justamente, para mudar este cenário. A GRI, além de conscientizar os nossos clientes e levar conhecimento a eles, responsabiliza-se por toda a gestão de resíduos das empresas atendidas.

6 visualizações

CONTATE-NOS

Código_de_Conduta_GRI_Capa (1).jpg
Política Anticorrupção_GRI_ Capa (1).jpg
klj.PNG (1).png
  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone Instagram

Av. Gonçalo Madeira, 400  -

Jaguaré, São Paulo - SP,

05348-000

gri@solvi.com
(11) 5087-0922

© GRI Gerenciamento de Resíduos 2019