IMG_1179-HDR-Pano.jpg

HUB SOlcircular

Bem-vindo à maior plataforma de compartilhamento nacional de economia circular. ​

 

Com ela, conectamos geradores de resíduos / coprodutos e cadeias produtivas que se utilizam destes materiais como substitutos de matérias-primas, dando vida a novos produtos oriundos de economia circular!.

Conheça nossos cases de sucesso!

_MG_0248.jpg
História do NécessaireClique para ouvir
00:00 / 01:04

01

Bolsas e mochilas

Olá, eu sou uma bolsa nascida de Economia Circular e hoje vou contar a história das minhas vidas! 

 

Em minha primeira vida eu fui um uniforme muito bonito e útil para colaboradores da empresa GRI e seus parceiros, do Grupo Solví. Fui criada a partir de algodão e outros tipos de tecidos e nasci em uma grande confecção. 

 

Após alguns anos de uso diário nas operações, eu fiquei sujo, furado e obsoleto. Parecia que ali se encerrava minha vida. Mas, foi, então, que a equipe do HUB SOLcircular pesquisou muito e desenvolveu uma solução! 

  

Fui entregue sujinho, cabisbaixo e sem esperanças e ganhei nova vida pelas mãos de mulheres de instituições parceiras, minhas novas mães, que me descosturaram e me transformaram em uma linda bolsa.  

 

Assim eu renasci, fui entregue a novos donos e sigo feliz e útil. 

02

Case Tijolo

Olá, eu sou um tijolo nascido de Economia Circular e hoje vou contar a história das minhas vidas! 

 

Em minha primeira vida, eu nasci durante o tratamento de efluente gerado por uma grande empresa do setor alimentício. Enquanto produziam, eu ganhava forma e tamanho e era descartado como resíduo, sem muito valor. A minha vida se encerraria assim, sem nenhuma nova oportunidade. 

 

Mas, foi, então, que a equipe do HUB SOLcircular pesquisou muito e desenvolveu uma solução! 

 

Me encaminharam para uma fábrica de tijolos, onde ganhei uma nova e duradoura vida nas casas de pessoas e empresas, na forma de um tijolo cerâmico. 

 

Isso mesmo, eu me tornei útil para a construção de casas e prédios! 

_MG_0245.jpg
História do TijoloClique para ouvir
00:00 / 01:04
_MG_0256.jpg
História Tapetes e CapachosClique para ouvir
00:00 / 01:04

03

CASE CAPACHO E TAPETES DE BORRACHA 

Olá, eu sou um tapete de carro nascido de Economia Circular e hoje vou contar a história das minhas vidas! 

 

Em minha primeira vida eu nasci nos processos de uma grande empresa do setor automobilístico. Enquanto produziam, eu era gerado e descartado como sobras. A minha vida se encerraria assim. 

 

Mas, foi, então, que a equipe do HUB SOLcircular pesquisou muito e desenvolveu uma solução! 

 

Fui entregue como sobras de PVC para o Grupo Solví que me tratou e me transformou em tapete de carro e capachos. Eu passei a substituir matéria-prima virgem no processo de fabricação de tapetes, poupando recursos naturais. 

 

Isso mesmo, eu renasci como acessório dos automóveis! 

04

CASE PRANCHA DE SURF 

Olá, eu sou uma prancha de surf, curti a onda da Economia Circular e hoje vou contar a história das minhas vidas! 

 

Em minha primeira vida eu nasci nos processos de uma grande empresa do setor automobilístico. Enquanto produziam, duas substâncias eram geradas e descartadas como sobras. A minha vida se encerraria assim. 

 

Mas, foi, então, que a equipe do HUB SOLcircular pesquisou muito e desenvolveu uma solução! 

 

As duas substâncias quando misturadas se transformavam em uma espuma expansiva que poderia ser útil na fabricação de alguns produtos. Fui entregue como resíduo para o Grupo Solví que me tratou e me transformou em prancha de surf. 

 

Isso mesmo, eu renasci e hoje frequento os mais diversos mares, surfando nas ondas! 

_MG_0240.jpg
História Prancha de SurfClique para ouvir
00:00 / 01:04
_MG_0246.jpg
História TintasClique para ouvir
00:00 / 01:04

05

CASE TINTAS

Olá, eu sou uma lata de tinta novinha nascida de Economia Circular, e hoje vou contar a história das minhas vidas! 

 

Em minha primeira vida eu nasci como sobra de tinta e verniz, gerados no processo de pintura de veículos e embalagens. Enquanto os carros e embalagens eram produzidos, eu era gerado e descartado como resíduo. A minha vida se encerraria assim. 

 

Mas, foi, então, que a equipe do HUB SOLcircular pesquisou muito e desenvolveu uma solução! 

 

Fui entregue como resíduo para o Grupo Solví que me tratou e me transformou em uma lata de tinta de segunda linha. Isso mesmo, eu me tornei útil para a pintura de paredes, calçadas, portões e muito mais!  

 

Assim eu renasci e agora tenho novas cores e um futuro brilhante pela frente. E sou tão boa quanto as tintas geradas em minha primeira vida, mas com um preço bem mais acessível! 

06

CASE ARGAMASSA

Olá, eu sou uma argamassa nascida de Economia Circular e hoje vou contar a história das minhas vidas! 

 

Em minha primeira vida eu nasci como um calatisador, meu trabalho era acelerar os processos químicos da indústria petroquímica. No meu dia a dia fazia com que o óleo bruto de petróleo se transformasse em diferentes novos produtos, e ainda fazia um serviço extra de limpar o reator e retirar tudo que contaminava estes produtos.  

 

No final da minha vida, eu estava cheio de minérios e metais preciosos impregnados em mim. Quando ficava velinho, era descartado como resíduo. A minha vida se encerraria assim. 

 

Mas, foi, então, que a equipe do HUB SOLcircular pesquisou muito e desenvolveu uma solução! 

 

Fui entregue como resíduo para o Grupo Solví que me tratou e me transformou em argamassa, pois mesmo um senhor de idade, ainda tenho valor e habilidades muito úteis para a indústria do cimento.  

 

Isso mesmo, eu me tornei útil para a construção de casas e prédios! 

_MG_0251.jpg
História ArgamassaClique para ouvir
00:00 / 01:04
_MG_0250.jpg
História Ligas MetálicasClique para ouvir
00:00 / 01:04

07

CASE LIGAS METÁLICAS

Olá, eu sou uma liga metálica nascida de Economia Circular e hoje vou contar a história das minhas vidas! 

 

Em minha primeira vida eu nasci como um catalisador, meu trabalho era acelerar os processos químicos da indústria petroquímica. No meu dia a dia fazia com que o óleo bruto de petróleo se transformasse em diferentes novos produtos, e ainda fazia um serviço extra de limpar o reator e retirar tudo que contaminava estes produtos.  

 

No final da minha vida, eu estava cheio de minérios e metais preciosos impregnados em mim. Quando ficava velhinho, era descartado como resíduo. A minha vida se encerraria assim. 

 

Mas, foi, então, que a equipe do HUB SOLcircular pesquisou muito e desenvolveu uma solução! 

 

Fui entregue como resíduo para o Grupo Solví que me tratou e me transformou em liga metálica. Isso mesmo, depois de passar por grandes e poderosos fornos, exposto a altas temperaturas, toda minha bagagem de minerais e metais se fundem e se transformam em ligas metálicas. 

 

Assim eu renasci e agora faço parte de equipamentos, utensílios e até estruturas metálicas! 

08

CASE FERTILIZANTE

Olá, eu sou um fertilizante nascido de Economia Circular e hoje vou contar a história das minhas vidas! 

 

Em minha primeira vida eu nasci como um ser vivo, tal como uma plantinha ou um animal ou até parte dele, como o leite. Mas posso ter muitas outras vidas. Algumas vezes fui processado e me transformei em alimentos, em outras, em resíduos da agroindústria. Posso também ter sido produzido dentro de outros organismos vivos e se transformado em dejetos! Mas em todas elas, eu era rico em nutrientes.  

 

Quando não tinha mais uso e precisavam se livrar de mim, era descartado como resíduo sem valor. A minha vida se encerraria assim.  

 

Mas, foi, então, que a equipe do HUB SOLcircular pesquisou muito e desenvolveu uma solução! 

 

Fui entregue como resíduo para a empresa Organosolví que me tratou e me transformou em um fertilizante! Isso mesmo, por meio da compostagem me transformou em fertilizante orgânico e organomineral de alta qualidade. 

 

Eu agora enriqueço os solos, ajudo na absorção de nutrientes e aumento a produtividade das plantações de milho, soja, arroz e muitas outras! 

_MG_0253.jpg
História FertilizanteClique para ouvir
00:00 / 01:04