LOGÍSTICA REVERSA DA CADEIA DE EMBALAGEM PLÁSTICA DE ÓLEO LUBRIFICANTE

Você sabia que a responsabilidade sobre os resíduos sólidos é compartilhada por todos os agentes da cadeia de produção e consumo? O êxito de um programa de logística reversa parte do princípio que consumidores, revendas e comerciantes atuem em conjunto em prol do meio ambiente.

O Programa Jogue Limpo é um sistema de logística reversa de embalagens plásticas lubrificantes pós-consumo, estruturado e disponibilizado pelos fabricantes e comerciantes de atacado e de varejo. É fundamentado na Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305 / 2010, e teve forte atuação dos distribuidores, fabricantes, importadores e seus respectivos sindicatos na sua estruturação.

As embalagens usadas são devolvidas pelos consumidores aos canais de revenda e entregues diretamente às Centrais ou aos Caminhões de Recebimento Itinerante. Nas Centrais, as embalagens recebem tratamento especial de segregação e são encaminhadas a empresas recicladoras devidamente licenciadas.

A GRI é a gestora do Programa Jogue Limpo nos estados de Minas Gerais, Distrito Federal, Espirito Santo, Alagoas, Sergipe e Bahia.

O PROCESSO

O processo de coleta itinerante é totalmente gratuito para o gerador do resíduo plástico da embalagem. As quantidades coletadas são registradas no Sistema do Programa Jogue Limpo e disponibilizadas à consulta pela internet. Os comprovantes entregues aos geradores são solicitados pelos órgãos ambientais locais no ato da renovação da licença de operação do estabelecimento.

O processo logístico funciona da seguinte maneira:

CONTATE-NOS

  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone Instagram

Av. Gonçalo Madeira, 400  -

Jaguaré, São Paulo - SP,

05348-000

gri@solvi.com
(11) 5087-0922

© GRI Gerenciamento de Resíduos 2019